terça-feira, 15 de março de 2011

Arcebispo da HBS do Brasil

Prezados Sacerdotes e Fieis,
Arigatougozaimassu.

Em nome do Arcebispo Correia divulgo a nota sobre o terremoto no Japão.
Solicito aos senhores que comuniquem também os demais fieis de seus grupos.
Yoroshiku onegai itashimassu
Arigatougozaimashita
Sacerdote Jyunshô

Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil
Budismo Primordial HBS
Templo Central Nikkyoji
Site: www.budismo.com.br / E-mail: budismo@budismo.com.br

Informe do Arcebispo
-Sobre a situação do Japão-

Sras. e Srs., fiéis de todo o Brasil.
A situação na terra natal do nosso Budismo Primordial é alarmante. Desde o inicio da catástrofe natural ocorrida no dia 11 de março, quanto mais os dias passam, mais dificuldades surgem. Temos recebido mensagens, de Portugal, Argentina, e outras localidades e de todo Brasil, contendo perguntas e demonstração de solidariedade em relação às vítimas e ao Japão.
Até o momento não temos notícias concretas de que algum Templo da HBS ou fiel tenha sido atingido diretamente (alguns templos da região tiveram rachaduras graves em suas estruturas e provavelmente terão que ser reconstruídos). Mas independente disso, as notícias que temos são suficientes para não ficar parados. Temos conhecidos, conterrâneos e muitas famílias de amigos lá precisando de ajuda.

Na Matriz Mundial foi montada uma comissão para verificar o modo que, como entidade religiosa, poderemos prestar auxílio em consonância com as orientações governamentais. Aguardaremos orientações e, em relação à diretoria da HBS do Brasil, posteriormente, receberemos orientações sobre a forma de ajuda que poderemos oferecer.
Enquanto isso, e sempre, peço que em todos os Templos, todos os bispos e sacerdotes, ao menos até os 49º. dias de falecimento, mantenham o Otouba “Memorial Póstumo” oferecido no Altar Sagrado ou Lateral, que diariamente nos cultos sejam oferecidas orações póstumas e que, ao menos todos os domingos, até o dia 24 de Abril (49º. ), sejam oferecidos incensos por cada sétimo dia passado. Este pedido também serve para os fiéis oferecerem orações em suas residências exatamente como no templo.
A forma do enunciado será a seguinte:

Em Japonês:
---- Gohouzen ni tsutsushinde, gondyou shi, tatematsuru, Touhoku Daishinssai Oushi-sha no Shoshouryou Myouhou Kyouriki Tsuizen Bodai.
Narabini, kinkyuu Jitai soukikaizen gohoukou dyoudyuu nasashimetamae.

Em português:
------ Prestamos orações póstumas a todas as vítimas do Terremoto Noroeste do Japão. Rogamos para que com a virtudes da oração do NamuMyouHouRenGuekyou, todas as almas intensifiquem suas luzes, atinjam o maior grau de felicidade e que sejam conduzidas a iluminação. Também rogamos a mais rápida normalização das condições para plena devoção na prática da fé.

Entendemos que tudo que ocorre é em função de elos que se cruzam e se cristalizam. Daí esse ocorrido como um castigo? Não. Também não é para explicar nem buscar explicações. Agora é apenas refletir, atuar e orar. No entanto, é mais uma prova clara que tudo depende de nós. Que se colocarmos a fé em primeiro plano, teremos mais harmonia e não haverá situação instransponível.

Já na época do Grande Mestre Nitiren Shounin, em poucas décadas, ocorreram terremotos, epidemias, fome, seca, o ataque Mongol e ainda atearam fogo no templo edificado por ele, o primeiro, depois de tanto suor e sacrifício. E ainda hoje estamos aqui, praticando o mesmo Namumyohourengueyou, orado e deixado por ele. Isso significa que a fé, além de ser o fator de fundamentação em todas as situações, é a única que fica depois que tudo que fazemos ou vivemos. Vivamos então este momento de agora e todos ou outros para mostrar como, porque viver e o nosso objetivo de vida, orar e expandir o Darma Sagrado, para assim, conduzir todos, sem exceções, ao recebimento da bênção maior, a iluminação.

*Nesta quinta feira à noite (Dia 17 de março. Culto de Sétimo dia), a Honmon Butsuryu-Shu participará pela Federação das Escolas Budistas do Brasil (Butsuren), da Cerimônia Póstuma Ecumênica, no Salão da Província Miyagui (a mais afetadas no Japão), na Liberdade.
*A caravana do Brasil ao Japão (em maio), conforme orientação da Matriz Mundial, por momento, não sofre alterações devido a região a ser visitada não ter sido atingida e se encontrar bem distante. Durante a estadia, antes da partida rumo a Índia, haverá um culto póstumo dos caravanistas em homenagem às vitimas.

Arigatougozaimashita. 15/3/2011
Arcebispo Kyohaku Correia.

domingo, 13 de março de 2011

Meu Querido Japão

A reencarnação e o renascimento, certamente, explicam a ligação que tenho com o País do Sol Nascente.

Foi em 1966, quando eu fazia o antigo terceiro ano ginasial e me mudei para a cidade satélite do Gama, DF. Estudei no Colégio do Gama e lá havia alguns alunos descendentes de japoneses e nisseis.

Na rua onde eu morava, perto havia uma casa com uma família de nipônicos. Vez por outra chegavam outros “olhinhos puxados”, como infantilmente chamávamos, e eles realizavam cânticos e mantras em japonês. Não sei se eram budistas ou xintoístas, mas ouvindo longe, eu achava bonito.

Hoje, as notícias que vem do Japão são preocupantes, tsunami e terremoto.

Nossa reverência aos que faleceram. Nosso abraço solidário aos sobreviventes. Nossas melhores preces àquele país e àquele povo amigo.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Poesia Nirvânica

Faço votos
Que você se ilumine,
Se liberte da
Roda do Samsara
Atinja o Nirvana
E seja muito feliz !

Penso,
Que esta, também é
Uma forma de lutarmos
Pelo fim das
Contradições sociais,
Em nosso país,
Em nosso planeta.

Namo Buddha !