segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Daikichi Terauchi

É um monge-escritor. Nasceu em 6 de outubro de 1921, em Tóquio, aos 23 foi admitido no templo Daikichi-ji, em Setagaya, linhagem Jodôshu (Terra Pura). É graduado em Estudos Budistas pela Universidade de Taishô.

Tem vários prêmios literários. Um de seus livros foi publicado em português pela Aliança Cultural Brasil-Japão: O Portal do Sucesso e Outras Crônicas Budistas, 96 páginas.

O prefácio é do professor da USP e também escritor Haroldo de Campos, que diz: “Este livro, em estilo ameno, de tonalidade quase oral, reúne histórias exemplares, através das quais o monge-escritor Daikichi Terauchi, primaz da linhagem budista Jodôshu (Terra Pura), procura transmitir, ao leitor em geral, ensinamentos que constituem uma espécie de ética da vida cotidiana, desdobrada em paradigmas de conduta existencial”.

“Dentre as escolas do budismo japonês – continua Haroldo – só a da Terra Pura (Jodôshu) põe ênfase num paraíso. Trata-se de uma região situada a oeste, para a qual o ser humano emigra após a morte. É o paraíso do Buda Amida. Esse paraíso se alcança pela repetição da fórmula Namu Amidabutsu (Louvado seja o Buda Amida), invocação do Buda (Nembutsu), a ser feita preferencialmente em recitação conjunta. A fórmula implica a confiança na misericórdia de Amida. Trata-se da via da salvação pela fé, preconizada pelo sábio monge Honen (1133-1212). Essa a via para a qual aponta, sob a forma de racontos exemplares, esta singela e edificante coletânea de crônicas pessoais”.

Em 1983, Terauchi foi nomeado diretor da Universidade Budista (Terra Pura) Taishô e desde 1991 é o diretor-geral da linhagem Jodôshu.

domingo, 20 de dezembro de 2009

O Evangelho de Buda

A editora Pensamento acaba de lançar mais uma impressão de O Evangelho de Buda, do Yogi Kharishnanda. É uma copilação de alguns trechos dos Pitakas, as Escrituras Budistas.

É resumo, é introdutório, é genérico, mas a conclusão que chegamos em uma grande rede de livrarias é que está um sucesso, sendo muito bem aceito. A publicação está com nova e melhor roupagem gráfica.

Aliás, de longa data, o Templo Zu Lai, tem este livro como referência em sua listagem de obras budistas. Confira www.templozulai.org.br e veja o link publicações.

A linguagem do Yogi é bem devocional, mística, religiosa. A palavra Evangelho, ainda que seja original do Cristianismo, tem também um sentido amplo, simbólico, veja o dicionário.

A primeira edição em língua portuguesa desta obra data dos anos 1960. Lendo com vagar e meditando em cada parágrafo, em cada linha seremos abençoados pela mensagem do Senhor Buda.

Vejamos alguns trechos:

“Sua chegada (do Buda) é uma bênção” – página 46 – comentário: Ele chega através dos nossos bons pensamentos, das nossas boas ações, dos mantras, dos cânticos, de ser um com o Buda.

“A caridade é prolífera em proveitos. É a maior riqueza...”. – página 47 – comentário: Lembremos que das seis perfeições, generosidade é a primeira. E caridade é para ser vivenciada em seu sentido amplo, holístico.

“Desejo que o teu reino goze de paz e prosperidade” – página 48 – comentário: Podemos entender o teu reino como a tua vida, o teu projeto, o teu empreendimento etc.

“Pense com fé no Buda e vencerá” – página 108 – comentário: Tenha fé, tenha confiança que as benéficas vibrações da Energia Primordial do Buda lhe ajudarão a vencer o que você se propõe.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Bíblia e a Saúde

Don Colbert é médico nos EUA, especialista nas chamadas terapias alternativas. Escreveu um livro ótimo, A Cura Pela Bíblia Para Dores De Cabeça, o subtítulo diz: “Verdades Milenares, Remédios Naturais e as mais Recentes Descobertas para a sua Saúde Hoje”. Formato de bolso, 120 páginas, editora Danprewan.

Primeiro ele faz um estudo sobre as possíveis causas da dor de cabeça e em seguida cita trechos bíblicos que falam de saúde. Muito interessante e original a sua abordagem.

Ele começa citando o Evangelho de Mateus 4:23: “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”.

Mas ele também cita o Antigo Testamento: “O olhar de amigo alegra ao coração; as boas novas fortalecem até os ossos” – Provérbios 15:30, ou seja, para o leitor ter ossos saudáveis é sempre recomendável boas doses de amizade e as boas novas de vida,abrangendo todas as áreas do existir.

Um longo capítulo é onde ele fala da importância do relaxamento na atualidade, as diversas formas de relaxamento e conclui citando o livro de Êxodo 15:26, observe que é possível a partir do trecho abaixo, um gancho para a meditação budista de plena atenção.

“... e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todo os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara”.

Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã, no século 19, nos informa que devemos entender os egípcios como um sentido figurado e não, necessariamente, como o país atual.

www.drcolbert.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Maior Stupa do Ocidente em Saquarema

A prefeita de Saquarema, RJ, Franciane Mota, o Secretário de Turismo do Município, Armando Ehrenfreund, assinaram o protocolo de intenções com a Fundação Lama Gangchen (presente em vários países), através do seu presidente Daniel Henry Calmanowitz e mais representantes da International Association of Educators for World Peace e o próprio, Venerável Lama Gangchen Rinpoche, acompanhado de praticantes budistas de SP.

Todos estavam presentes no local, ao ar livre, na Serra do Mato Grosso, onde será construída a maior Stupa do Ocidente. O monumento terá 400 metros quadrados de base e 18 metros de altura, a mesma altura da estátua do Cristo Redentor.

Com a copa do mundo, em 2014; e as Olimpíadas, em 2016, será muito grande o afluxo de turistas e peregrinos de todo o mundo.

Parabéns aos organizadores/construtores/colaboradores e ao povo bom e hospitaleiro da aprazível e litorânea cidade de Saquarema.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um Café com o Buda

Pequeno grande livro de bolso, autoria de Joan Duncan Oliver, escreve no New York Times. Prefácio de Annie Lennox, ex-vocalista da banda Eurythmics, hoje segue carreira solo e participa de eventos em prol da paz mundial. Recém lançado pela editora Arx, 142 páginas.

Uma forma leve e suave de conversar sobre o Buda, o Darma e a Sanga.

Interessante que ao falar de corpo, sexo e afins, página 116, Joan declara: “os budistas tibetanos aceitaram o corpo como uma morada do êxtase, promovendo a união sagrada, (...) o corpo é reconhecido como um veículo de libertação. Alguns estudiosos chegam a dizer que o Buda não atingiu o nirvana debaixo da árvore bodhi, mas durante um ritual tântrico com sua esposa”. A autora reconhece que é um fato discutível.

Coincidência ou não, no livro El Tantra De Kalachakra – Rito de Iniciación, escrito a quatro mãos por Sua Santidade o Dalai Lama e Jeffrey Hopkins, ediciones Dharma, Alicante, Espanha, 490 páginas,1994, a capa mostra um casal búdico em uma posição que lembra o Kama-Sutra. As ediciones Dharma constituem a publicadora oficial da Fundação para Preservar a Tradição Mahayana, infelizmente o livro ainda é inédito em português.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chico Xavier

A editora Eme acaba de lançar a Agenda Chico Xavier 2010. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai lançar em 2 de abril de 2010, o selo comemorativo pelo Centenário de nascimento deste grande médium, que desencarnou em 30 de junho de 2002.

Chico Xavier, ao longo de sua vida, psicografou mais de 400 livros. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz e recebeu o título de Mineiro do Século XX.

Logo na página 14 há um texto do organizador da agenda inspirado nos ensinamentos budistas. De fato, budismo e espiritismo têm muitos pontos em comum.

A agenda, na última capa, encerra-se com um belo texto do famoso médium:

“Partirei desta vida sem um níquel sequer...
Tudo que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente passou por minhas mãos.

“Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios...Roupas...Os amigos, quando acham que estou mal vestido, me doam... Sapatos... eu custo a gastar um par... Em casa, a nossa comida é simples...

“Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usufruto...

“Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça...

“De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência. Fiz o que pude pelos meus familiares, se não fiz mais, é porque mais eu não podia fazer...

“Nunca contei o dinheiro que trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó...”

Em termos budistas, Chico nasceu e viveu como um Bodhisatva, um santo budista !

www.editoraeme.com.br

domingo, 13 de dezembro de 2009

A Engenharia da Vida

Este ótimo título é do Reverendo Mestre Hsin Ting, discípulo do Grande Patriarca Hsing Yun, do Budismo Humanista, Templo Zu Lai, de Cotia, SP. Publicado em co-edição pela editora Escrituras e BLIA – Associação Internacional Luz de Buda, 96 páginas.

O Reverendo Ting nasceu em 1944, em Taiwan, foi abade dos templos Hsi Lai, EUA; Pu Men, Taipei e três outros mosteiros na Malásia. Fez doutorado em Filosofia na University of West, de Los Angeles.

Entre outros temas importantes abordados no livro, Mestre Hsin nos fala das oito consciências e do DNA da Mente que o Buda ensinou e afirma:

“(...) quem define o estado ou local para onde iremos após a morte somos nós mesmos, e não há ninguém que julgue se iremos para o Céu ou para o Inferno. Dessa forma, o budismo nos ensina que devemos acreditar em nós; que devemos ser responsáveis pelos nossos atos e seguirmos as orientações do Buda Shakyamuni para construirmos nossa própria vida. Respeitando e protegendo todos os seres”.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Linhagens Oomoto

Já escrevemos aqui, neste blog, algumas mensagens sobre esta bonita religião japonesa, que é a união entre o xintoísmo e o budismo.

Oomoto quer dizer “Grande Origem”, nascida em 1934. De lá para cá tem influenciando diversas novas correntes, no Japão.

1)Shindo Tengyokyo
2) Seicho-No-Ie (muito conhecida no Brasil)
3) Byakko Shinko-Kai
4) Kan-nagara Kai
5) Igreja Messiânica (cresceu muito no Brasil e Portugal)
6) Hikari Kyo
7) Ananai – Kyo
8) Shyoryoku-Shindo-Yamatoyama
9) Jiu
10) Jinruiaizen-en

Desdobramentos: 5) A Igreja Messiânica gerou:

1) Sekay Meishyu-Kyo
2) Kyuseishyu-Kyo
3) Shinji Shyumei-Kai
4) Sekay Mahikari Bunmei Kyodan (originou 5 formas de Mahikari, está no Brasil)
5) Kyusei-shinkyo
6) Sukyo Mahikari (é a maior das Mahikari no Brasil)
7) Reimei Kyokai
8) Jieido
9) Seiko Kyokai
10) Takateru Kyokai
11) Miroku Daiei-Kai (Miroku = Buda Maytreia; organização budista leiga)
12) Oomoto Hikari no Michi (nome em homenagem a mãe dessas linhagens)
13) Sukui no Hikari Kyodan
14) Jorei Ijitsu Fukyu-Kai (homenagem ao Jorei da Messiânica)

Desdobramento: a nº 6) Hikari Kyo, gerou a Makoto-No-Ie.

Fonte: livreto da Oomoto, nº 2 = “Oomoto – A Grande Origem”.

www.oomotodobrasil.org.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Natal Sákya no Rio

Ontem, participamos, com muita alegria, das comemorações de Natal do Centro Sákya de Budismo Tibetano Sakya Kun Khiab Cho Ling, no Largo do Machado, RJ, de 14 às 16 horas.

Inicialmente houve um bonito Puja dos Sthaviras, recitado por todos e coordenado por Rogel Samuel, presidente e fundador do referido centro. Depois, representando o Budismo Primordial, proferimos orações da Liturgia abençoando os presentes.

Por fim, a confraternização.

Agradecemos em especial à astróloga Graça Leite que proporcionou o contato e a sala para a realização do evento.

Quem desejar fazer um bom mapa astral é só entrar em contato através do tel. (21) 3652-1510 ou mgastrologia@hotmail.com

Ensinamentos maravilhosos estão no blog que tem como Guru, nada menos que Sua Santidade Sakya Trizin, uma linhagem que está no Tibete e no mundo há mais de mil anos. http://sakyakunkhiabcholing.blogspot.com

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dhammakaya

Está circulando na rede, um pps contendo imagens grandiosas do maior templo budista do mundo. Cabem 150 mil pessoas sentadas, atualmente moram lá 1200 monges. O projeto é construir uma stupa com 1 milhão de pequenas imagens de Buda, até agora já foram feitas 300 mil. A pessoa que quiser pode colaborar financeiramente e o seu nome estará inscrito em uma dessas imagens de Sidarta. A noite é um impressionante festival de luzes e cores.

Dhammakaya é uma das três linhagens Theravadas que existe na Tailândia, certamente a maior; há pequenas diferenças entre as três, que, por sua vez, possuem sub-ramos.

As origens da Dhammakaya remontam ao Venerável Luang Poh Sod (1884-1959) que redescobriu a antiquíssima técnica de Meditação do Caminho do Meio e aproxima-se das práticas esotéricas do Budismo Shingon Japonês. Eles tem um Tripitaka Dhammakaya on line, por enquanto só em tailandês, mas está em andamento traduções várias, visto que a Dhammakaya já está presente em 40 países. Tem crescido muito e, no último Vesak foram ordenados 7 mil monges. É bom lembrar que faz parte da cultura tailandesa os homens ficarem alguns meses em serviço monástico. Por fim, há os que encontram a vocação e ficam muitos anos ou a vida toda.

O Theravada na Tailândia tem práticas peculiares, além do culto das Medalhas Budistas Milagrosas, que já falamos neste blog, tem também tratamento com ervas medicinas e a prática da água fluidificada que eles chamam de água sagrada.

Maiores detalhes no site www.dhammakaya.or.th em tailandês, mas há link para o inglês e o espanhol.

Veja também: www.dhammakaya.net e www.dimc.net este último, site do Dhammakaya International Meditation Center.

Outras interessantes informações sobre o Budismo na Tailândia podem ser encontradas no excelente livro Espiritualidade Budista, volume 1, editora Perspectiva, 480 páginas.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Neobudismo

O termo acima está no artigo do professor doutor e monge budista Terra Pura, Ricardo Mário Gonçalves, da USP.

O monge Genshô, da Soto Zen, Curitiba, em outro artigo, afirma que estas novas correntes budistas são teístas.

Os textos citados estão na revista on line Triratna, do Colegiado Buddhista Brasileiro que reúne as linhagens tradicionais.

Outros colaboradores da revista são: Ricardo Sasaki, do grupo Nalanda Theravada, de Belo Horizonte; monja Coen, Soto Zen do Brasil; monge Rinchen, Sákya; Venerável Dr. Uttarayana Nyana Sayadaw, monge da Birmânia e o estudioso norte-americano David Loy.

Parabéns pela publicação e vida longa a todos.

http://cbb.bodhimandala.com/triratna/revista

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Ressurreição do Amor

É o subtítulo da mais nova obra de Ryuho Okawa, o patriarca da Ciência da Felicidade, uma linhagem neobudista que podemos chamar de Budismo Espiritualista. O título do livro: Mensagens Espirituais de Jesus Cristo, recém lançado pela editora Cultrix, 136 páginas. Uma reflexão sobre os ensinamentos do rabi da Galiléia que muito se aproxima da abordagem espírita.

No Japão esse autor já lançou mais de 400 livros e no Brasil, este é o 15º. Mais de 10 milhões de exemplares em diversas línguas. A Ciência da Felicidade é uma das organizações religiosas que mais cresce naquele país.

Uma das razões para este sucesso é que, com o passar dos séculos, o Budismo japonês tradicional foi se limitando a cerimônias de nascimento, batismo e falecimento. No século 20 começou um movimento de renovação no Xintoísmo que acabou se mesclando com postulados budistas surgindo assim diversas correntes que nosso blog vem noticiando. O capitalismo japonês, por sua vez, também trouxe materialismo, ateísmo, ceticismo, agnosticismo e, como as pessoas necessitam do Sagrado, até por uma questão terapêutica, eis uma das possíveis explicações para estes novas formas de budismo-xintoísmo-cristianismo.

Okawa afirma que, uma parte de sua consciência, é a reencarnação (renascimento) do Buda Sakyamuni. Ele explica que o espírito constitui-se de feixes-ondas de energia, então, uma parte destes feixes-vibrações que nasceu como Sidarta Gautama, no século 6 antes de Cristo, agora renasceu como Ryuho Okawa.

Verdade ou não, imaginação ou não, auto-ilusão ou não, a Ciência da Felicidade já está nos 5 continentes. E no estado de SP já existem quatro templos desta neolinhagem, e a revista mensal vai de vento em popa.

http://www.cienciadafelicidade.org

domingo, 6 de dezembro de 2009

Natal no Centro Sákya

O Centro Sákya de Budismo Tibetano, Sakya Kun Khiab Cho Ling, estará no dia 10 de dezembro, próxima quinta-feira, promovendo uma Confraternização de Natal no Largo do Machado, Galeria Condor, sala 406, de 14 às 16 horas, no Rio de Janeiro.

Sua Santidade Sakya Trizim, chefe da linhagem Sákya, em entrevista à revista espanhola Cuadernos de Budismo, página 23, inverno de 1996, nº 19, perguntado sobre a prática essencial do Budismo, respondeu:

“A raiz dos ensinamentos mahayanas é o amor-bondade e a compaixão. Se diz que quando se tem compaixão, todas as outras qualidades vem de modo natural.

O repórter pediu um exemplo para os dias atuais e Sákya Trizim recomendou repetirmos diariamente o mantra de Avalokitesvara: Om Mani Peme Hum.

O jornalista insistiu se só isso era suficiente e Sua Santidade completou: “Sim, creio que além de ser muito simples tem grandes benefícios para quem recita”.

Com fé de devoção reverenciamos as sábias palavras de Sua Santidade Sákya Trizim.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Kodo Matsunami

É professor e monge budista da escola Jodô (Terra Pura), nasceu em 1933, em Tochigi, Japão. Graduou-se pela Universidade Budista Taishô, Tóquio e pela Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts. Durante muitos anos foi monge residente da Misão Jodô, em Honolulu, Havaí.

Atualmente é o monge responsável pelo Templo Kinryujiu, em sua cidade natal. Autor de vários livros, entre os quais, A Conquista Da Felicidade, publicado pela editora Teosófica, 156 páginas. Tradução do monge brasileiro Terra Pura, Murillo Nunes de Azevedo, já falecido.

É um livro maravilhoso; o autor escolheu 65 estrofes do Dhammapada e faz comentários profundamente atuais. Uma linguagem contemporânea para tratar desse texto canônico.

Matsunami esteve no Brasil, representando a Associação Budista do Japão, nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Livro de Cabeceira do Buda

Quando Sidarta Gautama nasceu Os Upanixads já estavam compostos, prontos. Estudiosos contemporâneos afirmam que muitos ensinamentos do Buda lembram os textos Upanixads, é por isso que se diz que Sidarta fez uma reforma “protestante” no antigo Brahamanismo, deduzimos assim que o Senhor Buda, lia diariamente Os Upanixads.

“Supõe-se que os Upanixads (a forma de escrever varia) tenham sido escritos, na sua maioria, antes da era do Buda (...) Reza a tradição budista que entre os anos 563 a 483 antes de Cristo, justamente quando o Buda apareceu havia nada menos que 63 escolas de filosofia indiana”.

“Buda veio como um gigante, mas ao ler os Upanixads, pode-se facilmente verificar que foi nessa terra que as raízes da sua doutrina se desenvolveram”.

As declarações acima são do chinês Lin Yutang, que no início do século 20, divulgou os textos sagrados no clássico volume A Sabedoria da China e da Índia.

Nossa edição em português é uma preciosidade, data de 1945, e foi publicada por Irmãos Pongetti Editores. É um volume com 1046 páginas, capa dura, tipo uma Bíblia, com todo o respeito, de fato é, entre outros livros apresentados tem os Upanixad Svetasvatara, Upanixad Brihadaranyaka, Upanixad Chhandogya e Upanixad Katha, além de muitos outros textos sacros dos dois citados países.