sábado, 28 de fevereiro de 2009

Declínio do Budismo "Amarelo" no Brasil

Com o título acima, o professor Frank Usarski, publicou um excelente artigo na revista Tempo Social da USP – Universidade de São Paulo, nº 2, volume 20, novembro de 2008, sob o tema geral: “Dossiê – Sociologia da Religião”.

Usarski é professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP.

À página 134 ele reproduz um esclarecedor gráfico onde afirma que o Budismo Nichiren é a maior linhagem budista do Brasil, com 34% de preferência dos budistas brasileiros. Entendendo-se por tal, as 6 linhagens nichirenistas presentes no Brasil, a saber: HBS – Honmon Butsuryu Shu, Nichiren Shu, Soka Gakai, Nichiren Soshu, Reiyukai, Risho Kossei Kai.

No segundo lugar temos o Budismo Shin Japonês, vem a ser as Escolas Terra Pura com 24%. Em terceiro lugar vem o Budismo Vajrayana, as linhagens tibetanas com 16%. Em quarto o Budismo Zen Japonês, com 10%. Em quinto o citado professor inclui a categoria “outros” com 5%, imaginamos aí pequenas correntes budistas japonesas como a japonesa Agon Shu e semelhantes coreanas. No sexto lugar temos o Chan (Zen chinês) e Escola Terra Pura Chinesa com 4%. No sétimo lugar Usarski chama de Escola Ecumênica com 3%. Empatadas em oitavo lugar temos a esotérica japonesa Shingon e a ortodoxa Theravada, ambas com 2%.

Contudo, diz o professor que o chamado Budismo “Amarelo”, englobando japoneses, chineses e coreanos, por uma série de fatores, está em franco declínio, mediante os últimos dados do IBGE.

O pesquisador Frank comenta que nos Estados Unidos aconteceu fato semelhante, mas que a opção das linhagens japonesas foi a “americanização” e isso ajudou a melhorar o quadro.

Em 1984, em nosso primeiro livro, O Que É Budismo, editora Brasiliense, nº 113, da coleção Primeiros Passos, e em outros 11 livros que se seguiram, já falávamos sobre a necessidade de adaptarmos o Darma em terras brasileiras. Fomos muito criticados, mas é só estudarmos um pouco Religiões Comparadas e Missiologia que veremos a importância de adaptar um credo a uma determinada cultura para que ele possa se desenvolver, aliás, em nosso livro O Poder Do Dragão, publicado em 1993, pela editora Espaço e Tempo, citamos o especialista inglês em Budismo, John Blofeld (1913-1987), que declara:

“Onde quer que o Budismo tenha se espalhado, em lugar de tentar suprimir as religiões nativas, ele incorporou as crenças locais juntamente com a iconografia existente e, em muitos casos, transubstanciou essas crenças em instrumentos psicológicos a serem utilizados no cultivo do Caminho”.

Com alegria, vemos já algumas adaptações em curso.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Budismo Mediúnico

Com a divulgação do Budismo no Ocidente cada vez maior, os espíritos de budistas que habitaram a Ásia, nas mais diversas épocas, estão muito felizes e assim, contam-nos que, daqui para frente, será cada vez maior o número de psicografias e canalizações com base no Dharma de Buddha, já temos visto na internet textos neste sentido.

Com todo o respeito, educação e reverência aos irmãos budistas tradicionais que afirmam não existir alma ou espírito, a partir dos conceitos de anatman, afirmamos que o tema é passível de interpretações, deste modo, inspirados nos ensinamentos de Nichiren, as linhagens que seguem o Sutra Lótus, tem postura diferente; tanto assim o é que, o Papa da HBS quando esteve no Brasil, em 2008, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa, em entrevista à revista IstoÉ, agraciou-nos com a expressão: “Que o Espírito de Buda abençoe vocês”.

Ora, se tudo é energia e a energia não morre, mas transforma-se, então é evidente que o Espírito que habitava o corpo de Sidarta Gautama continua vivo na dimensão espiritual em que se encontra hoje, e de lá ele nos ajuda enviando ótimas vibrações para os seus “filhos” praticantes do Darma, pois, conforme está no Sutra Lótus, Ele é o Pai de todos nós.

Feito este preâmbulo, voltemos ao Budismo Mediúnico.

Mestre Ryuho Okawa, fundador e presidente da linhagem Ciência da Felicidade ( www.kofuku-no-kagaku.or.jp , há link em português) considerada hoje, um dos maiores movimentos religiosos do Japão, presente em diversos países, com subsedes na Índia, Nepal, Taiwan etc acaba de publicar em português dois novos livros:

Mensagens Espirituais do Arcanjo Miguel, e Mensagens Espirituais de Masaharu Taniguchi. São textos psicografados por estes grandes seres. O primeiro da tradição cristã e o segundo, Masaharu Taniguchi, vem a ser o fundador da corrente japonesa Seicho-No-Ie que também está presente em muitos países. Masaharu desencarnou no anos 1990.

Em 2010 a Ciência da Felicidade, vai inaugurar na cidade paulista de Sorocaba, um belo templo, ora em construção, com a presença do Mestre Ryuho Okawa.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mao Tsé Tung e Buda

Hoje em dia a grafia certa é Mao Zedong, Mao Tsé Tung era a forma antiga. Quando ele chegou ao poder na China, através do Partido Comunista, constatou que o Budismo era muito forte, assim, em um dos capítulos do famoso Livro Vermelho de sua autoria, ele inspirou-se no Buda e modificou as Quatro Nobres Verdades:

“Precisamos Reafirmar a Disciplina do Partido, a saber:

1 – o indivíduo é subordinado à organização;
2 – a minoria é subordinada à maioria;
3 – o nível mais baixo é subordinado ao nível mais elevado; e
4 – todos os membros são subordinados ao Comitê Central.

“As Três Jóias: o Buda, o Darma e a Sanga foram transformadas e tornaram-se as:

“Três Regras Principais de Disciplina:

1 – Obedecer as ordens em todos os seus atos.
2 – Não tirar uma única agulha ou fio de linha das massas.
3 – Entregar tudo o que for capturado.

O Nobre Caminho Óctuplo ficou assim. Indiretamente até a meditação de Plena Atenção foi citada.

“Oito Pontos que exigem Atenção:

1 – Fale com educação.
2 – Pague o verdadeiro valor do que compra.
3 – Devolva tudo que pegar emprestado.
4 – Pague qualquer coisa que danificar.
5 – Não bata nem xingue as pessoas.
6 – Não danifique as plantações.
7 – Não tome liberdades com as mulheres.
8 – Não maltrate os prisioneiros.”

(Citações conforme o livro Buda ou Desapego, de Perry Garfinkel, editora Rocco, 2007, páginas 203 e 204).

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Bíblia e a Política

“Vocês, reis da terra, sejam sensatos ! Líderes do mundo, escutem as palavras de Deus enquanto há tempo ! Sirvam obedientemente ao Senhor; respeitem a Deus e façam dele a sua fonte de alegria. Ajoelhem-se diante do Filho e beijem os seus pés, antes que chegue o dia da ira do Senhor e vocês sejam todos destruídos. Cuidado, isso vai acontecer muito mais depressa do que pensam ! Porém as pessoas que confiam nele serão felizes, muito felizes”.

(Salmo 2.10-12 em A Bíblia Viva, editora Mundo Cristão).

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Batismo pelo Espírito Santo - Uma Experiência Inesquecível !

Antonio Carlos Rocha*

“O testemunho que o leitor vai ler é a mais pura verdade. Com todo o respeito aos que discordam de tais experiências, peço-lhes licença para relatar algo de natureza sobrenatural. Não pretendo criar polêmica, apenas, contar-lhes o que sucedeu, de uma beleza indescritível:

À minha cabeceira, existem sempre, alguns bons livros devocionais, que eu vou lendo aos poucos, enquanto o sono não chega. Ajo assim há muitos anos.

Certa feita estava eu saboreando um destes magníficos textos, quando aconteceu algo, realmente inesquecível.

Minha filha, no quarto ao lado, dormia candidamente. Minha esposa ao meu lado, já adormecera. A casa, tranqüila, encontrava-se no mais absoluto silêncio.

Eu estava deitado, sob as cobertas, lendo com o mais vívido interesse a mensagem. Vi então aproximar-se a mão do Senhor Jesus e pousar sobre a minha cabeça.

Nesse instante senti um choque, como se um fio desencapado, de alta tensão, de grande voltagem encostasse em minha pele. O choque se fez sentir do alto da cabeça à sola dos pés. Foi tal a intensidade que todo o meu corpo ficou esticado por alguns minutos num completo estado de êxtase e bênção jamais sentido. Nesse precioso momento ouvi então Ele dizer: “Você agora está sendo batizado pelo Espírito Santo!”.

Gostaria de esclarecer, a quem duvidar da experiência, que eu não estava dormindo, portanto, não era sonho, mas, a pura realidade. Não era imaginação, nem fantasia, visto que não era um livro de ficção (novela ou romance), mas sim um texto devocional.

Por ter acontecido isto, não me julgo melhor do que ninguém, ao contrário, sinto uma grande responsabilidade e dever de amor para com o próximo. Quero frisar que outras pessoas também têm experiências magníficas e maravilhosas com o Espírito de Deus.

Desde então senti e sinto, de fato, uma transformação, para melhor, cada vez mais, em minha vida interior. Uma alegria esfusiante, espiritual, contagiante nos mínimos detalhes, no dia-a-dia. Não sou santo, não sou iluminado, apenas afirmo que para Deus agir é necessário que nos anulemos, ou seja, ao silenciarmos o nosso ego, a nossa vaidade, o nosso orgulho, o nosso eu, Ele opera em todo o esplendor.

Louvado seja Deus. Muito obrigado Senhor ! Que muitos outros tenham experiências similares, semelhantes, não necessariamente iguais a esta, visto que, cada um, é um com o Senhor e Ele, em sua sabedoria escolhe a forma, o modo, a maneira de agir.

Resolvi relatar a vivência acima não para aparecer. Bem sei que “tudo é vaidade”, estou atento ao ego passageiro e transitório, mutável. Não é por aí. Minha intenção foi exemplificar para os leitores, que através da fé nós ficamos mais próximos de Deus e assim as bênçãos magnânimas acontecem. Recomendo-lhes mais oração.

Sejam felizes. Que Deus abençoe a todos !

(*) Professor e escritor, é membro da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro”.

(O texto acima foi publicado originalmente no jornal Novas, RJ, ano VII, nº 69, setembro de 1996).

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O que dizem os astros

O jornal esotérico Ganesha ( www.ganesha.jor.br ) é um mensário carioca. Seu nome vem da mitologia hindu, o deus que tem cabeça de elefante e corpo de homem. Às vezes é representado com quatro braços.

A edição deste mês, fevereiro de 2009, à página 3, traz algumas previsões astrológicas para este ano e os demais. Assina o artigo o astrólogo João Acuio ( joaoacuio@gmail.com ) :

“Os Estados Unidos “morrem” em 2013, 2014 (Plutão oposição ao Sol). Assim sendo, o ano de 2009-2010 será decisivo ao império americano. Afinal, Júpiter triangulará com Saturno, Urano, Marte e com a Lua do mapa daquele país.

“Trocando em miúdos: Os Estados Unidos precisam refazer seus elos diplomáticos, a sua política de vizinhança, as suas relações sociais. Aquário é um signo essencialmente de convívio na comunidade. E, nos últimos anos, os Estados Unidos se transformaram no algoz do mundo, no sabe-tudo, o que não é muito simpático.

“A praça de enforcamento público que se tornou a cultura americana precisa ser desfeita”.

Outros países não são mencionados nas referidas previsões.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Umbanda e Budismo

Com o título acima, a Revista de Pensamento Budista – Bodisatva, em seu nº 6, 1993, página 61 publicou a seguinte nota que transcrevemos na íntegra:

“Na California o Centro do Buda da Cura, dirigido pelo lama brasileiro Nagkpa Shakya Zangpo (Antonio Costa e Silva), da linhagem gelugpa, usa a energia de cura dos orixás, pombas giras e pretos velhos, dentro das tradições umbandista e espírita em conjunto com as práticas do budismo tibetano. (The Shidha Foundation, 1216 Blake Street, Berkeley, CA, 94702. Telefone (510)841-2062”.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Polêmicas Nichirens

Parabéns Paulo Stekel e aos sortudos leitores desta ótima revista Horizonte Holítisco pelo número que tratou da questão Nichiren. Obrigado pela oportunidade de esclarecermos pontos vitais sobre o tema e recomendarmos a paz para todos.

Daqui para frente, é sempre bom colocarmos no plural, pois são “dúzias” (conforme está na Wikipédia) de linhagens a partir do Grande Mestre Nichiren, como nós, da HBS, o respeitamos e reverenciamos. E cada uma com interpretações diferentes, parecidas, afins, contraditórias etc.

O recente nº triplo da Revista Budista Lótus, órgão oficial da HBS no Brasil (Ano 10, edição 102,103,104), primeiro trimestre de 2009, faz um importante esclarecimento nas páginas 18 e 19.

Como todo grande mestre religioso e carismático, em qualquer parte do mundo, os mais variados discípulos, ao longo dos séculos, por uma série de fatores, têm a tendência de acrescentar, suprimir, copidescar, adaptar, editar consideráveis partes dos textos do Patriarca, logo... olho vivo prezado leitor.

A revista Lótus afirma que Nichiren “nunca se denominou fundador de religião alguma. Muito menos ser um Buda (...) tratando-se de um Grande Mestre há de se convir que muitas escrituras foram posteriormente criadas, amputadas ou alteradas por seguidores que desejavam se tornar detentores da verdade”.

Com relação ao Gohonzon, que é a Mandala ou Imagem Sagrada que Nichiren inscreveu, a citada revista esclarece que, em junho de 1956, foi publicado no Japão um livro chamado Itahonzon Guissakuron “elucidando a impossibilidade de ter existido esse Gohonzon único (...) Nunca vimos e nem veremos escrita alguma coisa sobre a existência de tal Gohonzon numa escritura comprovadamente legítima”.

Ou seja, há muito de mito em toda essa história. Será que Nichiren só inscreveu um Gohonzon em toda a sua vida? Sabido é que a cultura japonesa tem uma tradição de escrever e inscrever letras, ideogramas, símbolos que hoje constituem moda em todo o Ocidente e, portanto, no Brasil também. Reproduzem-se atualmente, ideogramas chineses e japoneses, tal como Nichiren gostava de fazer. O bom senso nos leva então a admitir que toda linhagem tem o direito democrático de usar o seu Gohonzon, quer inspirado em Nichiren quer não.

Sugerimos maturidade, tolerância, compreensão, compaixão, amor ao próximo, ternura, caridade, generosidade que era isso o que o Buda Sakyamuni ensinava e Nichiren, seu discípulo, praticava e transmitia.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Calvino e a Res Publica Christiana

João Calvino nasceu na França, em 10 de julho de 1509 e faleceu em Genebra, em 27 de maio de 1564. Informa a wikipédia que o “Calvinismo é tanto um movimento religioso quanto uma ideologia sócio-cultural com raízes na Reforma”.

Em agosto de 1989, a excelente revista evangélica Ultimato, editada em Viçosa, MG, publicou um importante artigo de autoria do pastor Antonio Carlos Barro sobre um livro ainda inédito na língua portuguesa: The Constructive Revolutionary: John Calvin and His Sócio-Economic Impact, publicado pela John Knox Press, em 1978, nos EUA.

Vejamos alguns trechos do citado artigo:

“A Igreja precisa orar pelas autoridades políticas. (...) A Igreja precisa encorajar o Estado a defender os pobres e os fracos contra os ricos e poderosos. Este ponto é muito importante para nós nos dias atuais, porque coloca a igreja contra toda injustiça econômica e torna claro que a pregação do evangelho está ligada com a demanda para uma justiça social. Comentando em Salmos 82.3, ele afirma: “... um justo e bem equilibrado governo será distinguido por manter os direitos dos pobres e dos aflitos”.

“Calvino não era um pastor que se impressionava com a moralidade superficial dos ricos ou daqueles em posições respeitáveis. A sua crítica a estas pessoas levou a Igreja de Genebra a batalhar contra os juros elevados, a lutar por oportunidades de empregos e tudo aquilo que era pertinente a uma sociedade secular mais humana.

“A Igreja deve admoestar as autoridades quando elas são culpadas. Segundo o que Calvino comenta em Amós 8.4, os governantes sempre incorrem em erros, por essa razão os profetas se dirigiam a eles com grande vigor. Segundo ele, o povo comum erra e muitas vezes erra por causa do exemplo dos outros. Todavia aqueles em posição de liderança são os que pervertem todas as leis e a igualdade. Assim sendo, os ministros, que são “as bocas de Deus” devem falar contra a injustiça, contra a negligência do dever e contra aqueles que agem como se Deus não existisse.

“Calvino era terminantemente contra qualquer rebelião armada (...) Ele também refletia o pensamento de sua época, a idéia da res publica christiana”.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Lenda do Chá

Foi o Buda que ensinou aos discípulos a arte de beber chá. Ele viveu seis anos nas florestas. Verificando que em algumas meditações, às vezes, ficamos sonolentos, Sidarta percebeu que algumas folhas tiravam o sono e recomendou aos praticantes o hábito de beber a infusão.

Com a expansão do Budismo, por toda a Ásia, o uso do chá também propagou-se e a Inglaterra, ao colonizar a Índia tratou de patentear a idéia.

Vejamos o que diz o médico e escritor Cláudio de Souza (1876-1954), membro da Academia Brasileira de Letras, em seu livro Impressões do Japão, publicado em 1940 pela Editora Civilização Brasileira, páginas 117 e 118:

“O chá veio da China para o Japão. Tudo tinha ali berço lendário. Assim, o chá. Conta-se que o sacerdote Daruma, de certo convento da Índia, tendo adormecido durante a oração, como penitência por esse grave pecado. Cortou as pestanas e atirou-as ao vento. Onde elas caíram brotou o chá, que, por isso, tira o sono...

“A cerimônia é, também, originária da China, mas só subsiste no Japão. Foi trazida por sacerdotes taoístas e budistas. Entre estes últimos os da seita Zen bebiam o chá diante da estátua de Buddha”.

Observação: Daruma é a forma carinhosa como os japoneses chamam o monge indiano Bodhidharma (470-543) que levou o Zen para a China. Suas imagens são sempre representadas com sobrancelhas bem espessas e pestanas idem. Em japonês, também é conhecido como Bodaidaruma Daioshô. Algumas linhagens xintoístas o veneram como deidade.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Calendário Budista

As Edições Nalanda, de Belo Horizonte, www.nalanda.org.br lançaram no final do ano passado um belíssimo calendário budista: fotos magníficas, pensamentos, reflexões, datas comemorativas, fases da lua, dias de uposatha.

O leitor ainda pode e deve adquirir a publicação; é só entrar em contato com citado site, fazer o pedido e ver os importantes livros com o timbre do Nalanda.

O fundador e diretor é o praticante Ricardo Sasaki, psicólogo formado pela USP, “ministro laico dentro da Tradição Mahayana, Linhagem do Rev. Gyomay Kubose, com o nome Shaku Ryushin. E na Tradição Theravada, seu nome é Upasaka Dhanapala, tendo recebido a certificação como Dhammacariya (professor de Dharma) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, o monge mais sênior de Myanmar (Birmânia) vivendo no ocidente. É também o responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos de Ajahn Buddhadasa, o renomado monge e renovador do Buddhismo thailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravada”.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Profecia de Buda sobre Jesus ?

Núcleo Shakamuni
HERDEIROS do BUDA SAKYAMUNI
na CIDADE MARAVILHOSA: HBS-Rio
fevereiro/2009, nº 30, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com

Editorial:

Profecia de Buda sobre Jesus ?

Acreditamos que sim, mas não podemos comprovar, não podemos garantir. Fica a critério de cada um refletir. Contudo, nossa interpretação e intuição espiritual falam sim. Tanto a interpretação quanto a intuição nos foram orientadas pelos mentores da Espiritualidade Maior.

O texto a seguir está na página 65 do livro O Pensamento Vivo de Buda, de Ananda K. Coomaraswamy, publicado por Livraria Martins Editora, 1965:

“Na época, ó monges, em que os homens viverem até a idade de oitenta mil anos, surgirá no mundo o Perfeito, o totalmente desperto, o senhor chamado Metteya, dotado de saber e de boa conduta, caminhando no bem, conhecendo os mundos, incomparáecendo os mundos, incompartalmente desperto, o senhor chamado Metteya, dotado de saber e de boa conduta, caminhando no bem, convel condutor de homens que devem ser domados, mestre dos devas e dos homens, o Desperto, o senhor – da mesma forma que eu, no presente, surgi Perfeito, dotado de saber e de boa conduta, caminhando no bem, conhecendo os mundos, incomparápara forma que eu, no presente, surgi Perfeito, dotado de saber e de boa conduta, caminhando no bem, conhecendo os mundos, incovel condutor de homens que devem ser domados, mestre dos devas e dos homens, o Desperto, o Senhor. Esse, pelo seu conhecimento superior, compreenderá e fará conhecer este mundo com seus devas, seus Maras, seus Brahmas, esta criação com eremitas e brâmanes, com devas e homens, da mesma maneira que eu, no presente, pelo meu conhecimento superior, os compreendi e fiz conhecer. Ele ensinará o dhamma, ele proclamará o caminhar com Brahma, admirável no princípio, admirável no meio, admirável no fim, com sua finalidade e sua significação, completamente realizados, absolutamente puros: como o faço no presente. Ele ficará à frente de uma ordem que compreenderá vários milhares de religiosos, da mesma maneira que eu, no presente, estou à frente de uma ordem que compreende várias centenas de religiosos”. - Digha Nikaya, III, 76.

Comentários: Logo na primeira linha: “idade de oitenta mil anos”, lemos na forma simbólica, só oitenta anos. Nesta nossa era que começou com o Cristo, os homens vivem em torno de 80 anos. Buda viveu até a idade de 80 e foi um anunciador deste tempo que estamos vivendo.

Se Buda, conforme dizem outros textos, tinha um conhecimento total do passado, do presente e do futuro, esta é uma das características do iluminado, é natural que ele soubesse da vinda de Jesus.

No texto acima: Metteya em língua páli; em sânscrito Maytreia. A primeira sílaba em sânscrito vem de Maya, ilusão. Maytreia é conhecido como o Buda do futuro, daí a ilusão, pois devemos viver hoje e sempre no aqui e agora infinitos. Ao pé da letra Metteya quer dizer amizade. As duas primeiras sílabas de Metteya lembram Metta, em língua páli, a meditação do amor e da compaixão universal, também conhecida como amor-bondade.

Ainda no texto: Devas = deuses, equivalentes à espíritos; Maras = demônios, espíritos malignos, obsessores, ilusões; Brahmas = espíritos de luz, deuses. Dhamma = caminho, verdade. Digha Nikaya é um texto canônico da língua páli.
------------------------------
* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

AULAS DE BUDISMO E MEDITAÇÃO
Prof. Antonio Carlos Rocha
(Traga a sua garrafa de água para budificá-la, fluidificá-la, abençoá-la).

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: YAKUSHI NYORAI – O BUDA DOS REMÉDIOS: Para remoção de obstáculos - A Saúde começa na Mente – Locais e horários de prática:

3ªs feiras: 18:30 às 19:30 h, na ABPY, ver endereço abaixo. R$10,00.

4ªs feiras: 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both. = R$ 10,00. Tel. 2268-2349.

5ªs feiras: 18:30 às 19:30 h, Rua Francisco Sá, 88/814, Copacabana, R$ 10,00. Tel. 2521-3609.

3º sábado de cada mês: 17:30 às 19:30 h, na ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. abpy.rlk@terra.com.br www.abpy.com.br

MEDITAÇÃO KUAN YIN – MILAGROSO ROSÁRIO BUDISTA: toda 6ª feira: 18:30 às 19:30 h, sendo: 1ª sexta: Meditação com Transferência de Méritos (Bênçãos) para fetos abortados, pais e demais familiares envolvidos; 2ª sexta: Meditação para Antepassados; 3ª sexta: Meditação de Agradecimento; 4ª sexta: Meditação para a Saúde: 5ª sexta: Meditação da Prosperidade. R$ 10,00. Espaço Yogananda: Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126.

YOGA e MEDITAÇÃO em NITERÓI:
www.yogasiliamattos.com 2ªs. e 4ªs. feiras
Tels. 2711-9808; 9661-3750
E-mail: siliafm@hotmail.com
Grupo de Estudos Budistas - 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00. Rua João Pessoa, 260, Icaraí.

MEDITAÇÃO ESPÍRITA: Plena Atenção Cristã: 4ªs.feiras, 19 às 20 h, Espaço Yogananda (a partir de março). Estudo e prática das obras de Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes etc.

* Petrópolis – RJ: Estivemos no dia 27 de janeiro, realizando a conferência: “Budismo e Espiritismo” na Fraternidade Cósmica Universal. Na ocasião, entre outros temas, abordamos o livro “Atenção” de Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, 126 páginas, formato de bolso, publicado em 1984 pelo IDE – Instituto de Difusão Espírita, Araras, SP. Fizemos um estudo no campo das “Religiões Comparadas” entre o Budismo que enfatiza tanto a prática da meditação Plena Atenção e o livro citado. Estavam presentes de 400 a 500 pessoas. Abraços aos amigos e irmãos desse augusto centro espiritualista:
(www.fraternidadecosmicauniversal.com ).

GRATIDÃO: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, têm colaborado e contribuído para a manutenção e divulgação destas meditações, anúncios na imprensa alternativa e boletins. Mensalidade: Se possível colabore com R$ 10,00.

* Núcleo Shakamuni (HBS-Rio: Herdeiros de Buda Sakyamuni na Cidade Maravilhosa) é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao Templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Meditação ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.