segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Budismo Seigon

É pouco divulgado no Brasil. Só tem um templo em nosso país. Fica na cidade de Diadema, SP. Freqüentado majoritariamente pela colônia de japoneses e seus descendentes. Merece honrosamente ser conhecido por mais brasileiros. É filial do Templo Choju, da província de Kumamoto, no sul do Japão.

Não confundir com a escola Kegon, que segue o Sutra Avatamsaka.

Seigon é um ramo da linhagem Tendai; nas terras do Sol Nascente, existe desde o século 8. Tem como base o Sutra Lótus.

Seigon lembra o nome da capital do antigo Vietnã do Sul, Saigon. Quando houve a unificação do país, Saigon passou a se chamar Cidade de Ho Chi Minh. Não esquecer que o Budismo é religião predominante no Vietnã.

Tendai em japonês. Tien-Tai (Plataforma Celestial) em chinês, surgiu no século 6. Até hoje existe na República Popular da China, tem características sincréticas. Tem crescido na Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos. No Estado de Nova York há um grande convento rural Tendai, com quatro grandes pavilhões. Monges e monjas usam os mantos na cor marrom.

Entre os séculos 8 e 16, Tendai foi o movimento político-social-budológico mais importante da História do Japão. Nichiren, sendo da linhagem Sanmon, pertencia à Escola Tendai.

Em 1986 o Papa João Paulo II firmou um acordo entre o Vaticano e a Escola Tendai. Anualmente, realizam o Encontro Inter-Religioso Dia de Oração pela Paz, por ocasião das solenidades contra as bombas atômicas lançadas no Japão. Um ano em Assis, Itália, outro ano no Monte Hiei, sede da Tendai, perto da cidade de Kyoto.

O Papa Bento XVI, em 2007, sobre o evento acima, escreveu ao Patriarca Tendai, Venerável Kahjun Handa: “A paz é tanto um dom de Deus quanto um compromisso do homem”. Sua Santidade Bento XVI expressou a “proximidade espiritual’ entre católicos e budistas.

Fontes:
Livros: As Religiões Japonesas no Brasil, de André Mazao Ozaki, edições Loyola, São Paulo, 1990 e Dicionário Budista, editorial Kier, Buenos Aires, 1989.
Sites: www.radiovaticana.org/bra

http://nichirenscoffeehouse.net

Nenhum comentário: