terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Pensamento Positivo e a Crise Atual do Capitalismo

Antonio Carlos Rocha*

Para uns é o sinal dos tempos, para outros o fim do mundo, há ainda quem fale em hecatombe planetária, e no título escrevemos crise atual porque o decadente sistema capitalista já teve outras crises.

Em 25/11/08, quando estamos escrevendo este artigo, a mídia que nos imprensa (parodiando o antigo Pasquim) nos diz que o governo Bush teve que socorrer o Citigroup, o segundo maior banco da América; no domingo anterior, 23/11/08, o jornal O Globo falava dos milhares de desempregados e demitidos da então próspera indústria automobolística dos EUA.

Recentemente, o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor português, José Saramago, histórico membro do Partido Comunista Português, declarou que Marx estava e está certo, pois, há muito dinheiro para salvar os bancos em bancarrota, já para os pobres... nada...

Quem nos socorre, na reflexão do artigo ora em curso, é o famoso psicanalista italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris, em seu ótimo artigo publicado na Folha de S. Paulo, de 02/10/08, quando cita o seguinte trecho que transcrevemos:

“O que foi? Cobiça dos Jones e dos Smiths? Ganância de executivos preocupados só com seu bônus de Natal? Uma grande jornalista americana, Bárbara Ehrenreich, no New York Times de 23 de setembro, aponta para um responsável menos óbvio: o pensamento positivo, triunfante na cultura americana das últimas décadas.

Para Ehrenreich, o problema é que, há anos, “tropas de pastores de superigrejas e um fluxo infinito de best-sellers de auto-ajuda” juram que, para conseguir o que a gente quer, é suficiente “acreditar firme”: deseje ardentemente o objeto de sua ambição, e eis que o mundo e Deus responderão a seu pedido.

As estantes das livrarias de aeroporto mandam cada viajante (sobretudo se for um executivo) ser loucamente otimista e confiante. Em seus sites, os conferencistas motivacionais ainda listam orgulhosamente, entre seus clientes, Lehman Brothers e Merril Lynch...” (bancos americanos também salvos pelo governo dos Estados Unidos).

Nosso comentário: Não cremos que o único responsável seja só , “o menos óbvio”, o desenfreado pensamento positivo; deve ter e certamente tem outros fatores.

Nosso bom amigo, Sidarta Gautama, o Buda, sempre falou em pensamento correto, podemos até interpretá-lo como pensamento positivo, mas é bom lembrar também que Mestre Sakyamuni no “Discurso aos Kalamas” recomendava “não acreditarmos em tudo o que ouvimos” e por extensão em tudo o que lemos ou assistimos.

Temos visto alguns espiritualistas, aqui no Brasil, ainda continuarem a bradar sobre os ilimitados poderes do pensamento positivo e afins. Há duas semanas, certa amiga, membro da corrente carismática da Igreja católica, já tendo um apartamento, resolveu comprar outro e agora estava desesperada com as notícias econômicas, exclamava toda hora para si mesma: “Papai do Céu é o dono do banco e ele vai me ajudar a pagar”, uma frase muito usada por carismáticos, pentecostais e neopentecostais no quesito finanças.

Especialistas no setor dividem-se: para uns a crise vai durar só uns três anos, para outros pode durar uma década ou mais, há aqueles que falam em fase terminal do capitalismo e necessidade de novos rumos na economia mundial.

Fórmulas prontas não existem, contudo, uma boa dose de equilibrado otimismo é boa porque ajuda a manter a auto-estima elevada e esta faz bem à saúde e pode evitar a depressão. Portanto, beba esta dose de otimismo... com moderação...

Novamente, nosso bom amigo Buda, já ensinava no século VI aC., caminho do meio em tudo, equilíbrio, evite os extremos, olho na lei da impermanência que move o mundo físico.

A milenar filosofia chinesa, inspirada no ensinamento de Buda, também advoga que toda crise tem pelo menos dois aspectos: o perigo e a oportunidade. Escolha o segundo item, com bastante plena atenção. Na palavra crise tire a letra “s” e fica o verbo crie, criar, criatividade...

Para os que seguem a Bíblia (com todo o respeito estamos citando estas correntes) os capitalistas esqueceram de um importante versículo: “Não vos enganeis”. A Bíblia tem 166 versículos a respeito do verbo enganar e termos derivados. Os capitalistas e neoliberais se enganaram, pensaram que lucros, especulações e afins eram sempre eternos.

A saída? Esses dois grandes mestres da humanidade, Buda e Cristo, há muito já ensinaram: simplicidade, caridade, generosidade, humildade... mas até o planeta voltar a ter equilíbrio financeiro, espiritual e social, muita água vai rolar...


(*) Professor de Filosofia Budista

domingo, 2 de novembro de 2008

O jogo de damas

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, nov/08 – Ano II – nº 17.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:

“Edson Friques com as brancas,
Lélio com as pretas
(e o Diabo com todas)”

O curioso título acima é um dos livros do nosso bom amigo, morador de Santa Teresa e um dos diretores da Amast, José Bóia Farias. A obra foi publicada em 1984 e trata-se, na verdade, de um estudo sobre o “V Campeonato Brasileiro Individual do Jogo de Damas”.

Bóia é um especialista no assunto, um consultor do tema, um analista e comentarista gabaritado nessa modalidade esportiva. E, para quem não sabia, como eu – confesso a minha ignorância – há até uma Federação Mundial do Jogo de Damas, aquele tabuleiro com as pedrinhas brancas e pretas que, certamente, todo mundo jogou (eu joguei bastante) na infância, na adolescência e agora, fico sabendo que o caso é sério e existem campeonatos mundiais bastante concorridos.

Um outro livro de sua lavra chama-se “O Pé-de-Avestruz e outros ensaios”, publicado em 1987. Como o título bem diz aborda uma das técnicas do jogo de damas e mais uma série de ensaios teóricos para os praticantes dessa modalidade também conhecida como “esporte mental”.

Mais um livro de sua autoria foi publicado em 1992: “O Pé-de-Avestruz de volta”.
Nosso prezado vizinho é “fera” na área e vai brindando o leitor com uma série de dicas para se ganhar o jogo.

Em 2005, ele publicou a “Cartilha do Jogo de Damas para crianças e adolescentes”, a cartilha tem o formato de um caderno universitário com 86 páginas. Entre outras, nesse texto ficamos sabendo que, dezenas de municípios brasileiros já possuem torneios oficiais.

E em 2006 saiu a cartilha nº 2, com o mesmo título, acrescentando que “Damas é Esporte”. Nessa obra, Bóia conta sua experiência no antigo Colégio Tomaz de Aquino, em nosso querido bairro, ao fundar a “Escolinha do Jogo de Damas” para os alunos.

O jogo de damas é ainda conhecido como o “Esporte da Inteligência”. Nesse último livro, José Bóia cita o presidente da Federação Paulista do Jogo de Damas, Lélio Sarcedo:

“O jogo de damas não é apenas uma distração. É, além disso, um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.

“É uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. É um jogo que prende a atenção, obriga a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram no jogo de damas um meio de desenvolver suas criatividades, ou pelo menos, desenvolvem seus potenciais intelectuais, que às vezes, demorariam muito para se desenvolver pela falta de estímulo”.
---------

* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Utilidade Pública: Visite o site e recomende aos amigos, conhecidos, parentes etc: http://www.al-anon.org.br (Grupos Familiares e Amigos de Alcoólicos Anônimos no Brasil).

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Todo sábado, na Igreja Anglicana São Paulo Apóstolo, pela manhã, a Rede Ecológica se reúne para a feirinha de produtos orgânicos e naturalistas. Os interessados precisam antes se cadastrar.

“Proteção infantil: Depois de verificar que programas televisivos causaram problemas de sono, passividade, capacidade de concentração e atraso na fala de crianças com menos de três anos de idade, o Conselho Superior de Audiovisual da França decidiu proibir as cadeias de tevê de editar e transmitir programas dirigidos especialmente para essa faixa etária. No Brasil, as redes chamariam isso de censura !” (revista Caros Amigos, nº 139, out/2008, pág. 49).
* “Considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém na sala liga o aparelho, vou para o quarto ler um livro” – Groucho Marx (1890-1977) humorista norte-americano.

Para pensar: “Não há educação mais humana a dar a um jovem do que mostrar que o mundo não é uma realidade toda feita, acabada, mas é como uma obra a criar, como uma obra de arte. Nesse ponto de vista, a arte está muito perto da religião. Lembra-nos que a vida tem sentido. Arquitetura, arte, dança. Dança é uma maneira de viver de uma maneira criativa. O cinema é uma maneira de informar as pessoas. O caso do cinema americano é uma grande infelicidade do nosso século, ao pregar a exaltação da violência, do racismo, a destruição dos índios. Um escritor francês, George Duhamel, dizia que um povo que viva sob influência do cinema americano durante 50 anos está condenado à decadência”. – Roger Garaudy, filósofo francês. (jornal O Globo, 19-04-1992).

*dicas naturalistas: “Uvas: Valioso estimulante digestivo e um dos maiores auxiliares na eliminação do ácido úrico do organismo, as uvas são excelentes para restabelecer o adequado equilíbio ácido-alcalino do corpo. Ricas em potássio e ferro, estão entre as nossas frutas mais benéficas. As uvas são um excelente alimento para monodietas curtas”.

* “Abacaxi: Purificador altamente valioso, diurético e digestivo, o abacaxi é rico em enxofre e cloro e em ácidos cítrico, málico e tartárico. O abacaxi contém enximas que destroem muitas espécies de infecções agudas no corpo tais como abcessos e pústulas. É também benéfico para a inflamação da garganta. O abacaxi é sempre mais benéfico ao natural, cru”. (O Livro da Cura Natural, págs.128 e 130, Editora Graal, 1994).

sábado, 1 de novembro de 2008

HBS-Rio, boletim

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, nov/2008, nº 27, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:

Herdeiros do Buda Shakamuni

*HBS-Rio = Herdeiros do Buda Shakamuni na cidade do Rio de Janeiro. Mediante os ensinamentos do Adhi-Buddha, o Buda Primevo, o Buda Primordial, o Buda Eterno, o Senhor Buda, que no Ocidente equivale a Deus, somos ecumênicos, inter-religiosos, pacifistas, respeitamos todos os credos, agnósticos, ateus etc. Temos como Princípio a Primeira Perfeição transmitida pelo Buda Sidarta Gautama: “Generosidade” e afirmamos que “Fora da Generosidade (Caridade) não há Iluminação”. Nosso texto básico é o Sutra Lótus; destacamos os capítulos “Parábola da Casa Incendiada”: onde nosso Mestre declara, desde a mais remota era: “Eu sou o Pai de todos os seres vivos... tenho um tesouro inesgotável de Sabedoria, Força e Coragem... tudo vos será dado, segundo vossa vontade”. Parábola das Ervas: “Eu sou o Buda, honrado entre os seres. Apareço no mundo como uma grande nuvem, para chover bênçãos em todos, livrá-los do sofrimento e obter a alegria da paz, alegria do mundo e alegria do nirvana”. Parábola do Filho Perdido: “Na verdade, somos todos filhos de Buda, embora não o saibamos... o Buda sempre trata a todos nós como filhos”.
ACR
AULAS DO PROFESSOR
ANTONIO CARLOS ROCHA

MEDITAÇÃO DO BUDA DA MEDICINA: Para remoção de obstáculos - A Saúde começa na Mente – Locais e horários de prática:

2ª feiras: 18:30 às 19:30 h – Rua Conde de Bonfim, Tijuca, Praça Saens Pena, próximo ao Metrô.

4ªs feiras: 16:00 às 17:30 h, Rua Dr. Pereira dos Santos, 35/902, (próximo ao Metro Saens Peña) Tijuca. Yoga Miryam Both. = R$ 10,00. Tel. 2268-2349.

3º sábado de cada mês: 17:30 às 19:30 h, na ABPY: Associação Brasileira de Profissionais de Yoga – Rua Domício da Gama, 40 (entre as ruas Haddock Lobo e Dr. Satamini, próximo ao Metrô Afonso Pena) – Tijuca, tel. 2234-4285, fax: 2264-1174 Sócios: R$ 20,00, não-sócios: R$ 30,00. abpy.rlk@terra.com.br www.abpy.com.br

MEDITAÇÃO ODAIMÔKU PARA A PAZ NO RIO DE JANEIRO: 1º sábado de cada mês, 16:00 às 17:00 h. Espaço Yogananda = R$10,00. Vide verso.

YOGA e MEDITAÇÃO em NITERÓI:
www.yogasiliamattos.org.br 2ª e 4ª
Tels. 2711-9808; 9661-3750
E-mail: siliafm@hotmail.com
Grupo de Estudos Buda da Medicina - 2º sábado de cada mês: 16:00 às 18 h = R$ 10,00, Rua João Pessoa, 260, Icaraí.

Nas livrarias: Zen-Budismo e a Literatura, de Antonio Carlos Rocha, Editora Madras, 120 páginas. Música, poesia e filosofia.

Com o autor: O caminho da Autoperfeição, 160 páginas = R$ 10,00. Através de um romance o leitor vai ficar conhecendo como é um retiro de três dias da meditação plena atenção (mindfulness-vipassana). A prática é descrita com riqueza de detalhes.

GRATIDÃO: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, têm colaborado e contribuído para a manutenção e divulgação destas meditações, anúncios na imprensa alternativa e boletins.
--------------------------------------

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao Templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – Primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

* O Casal Iluminado: “O mero fato de que Buda, ao final da existência humana, levou uma vida completa, com esposa e filho, e alcançou a iluminação nessa mesma vida, deveria nos ensinar a não obstruir o caminho através da repressão imposta de funções e capacidades humanas normais. Somente através da plenitude da experiência e do viver de uma existência humana completa podemos atingir o ponto de transformação interior que pode por si só levar à experiência espontânea da iluminação”. (Lama Anagarika Govinda; O Budismo vivo e o mundo contemporâneo, Editora Siciliano, 1994, página 24).

* Programação visual: Levi Galvão – e-mail: levigalvao@hotmail.com – Tel. 9869 – 7667.